O jornal ARAUTO Comunitário foi criado em 24 de setembro de 1986, com o nome de Vera-cruzense. Seu primeiro anseio era ser porta-voz da comunidade de Vera Cruz, que até então não tinha um veículo de comunicação que a representasse. Posteriormente trocou sua denominação para ARAUTO Comunitário, nome que se adequava melhor ao crescimento do jornal e a sua tarefa de apresentar um jornalismo abrangente, sério e comprometido.
Com edições bissemanais totalmente coloridas, às terças e sextas-feiras, o ARAUTO tem o compromisso de levar ao leitor a informação clara e verídica, atestando o caráter comprometido do jornal no desenvolvimento das comunidades nas quais está presente. Canal aberto com a população, os leitores têm acesso direto ao jornal, assim como têm seu espaço garantido para publicação de artigos de opinião.
O ARAUTO integra o ICOM - Instituto de Cooperação e Desenvolvimento de Mídia Comunitária, entidade que agrega 11 jornais de várias regiões do Rio Grande do Sul, cujos diretores se reúnem para troca de informações.